Troca de Arquivos

De GAX
Revisão de 16h25min de 24 de agosto de 2010 por Capaverde (discussão | contribs) (Criou página com 'O sistema pode gerar periodicamente arquivos contendo diversas das informações armazenadas nele. Normalmente, estes dados serão transferidos para outros sistemas ou então arm…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O sistema pode gerar periodicamente arquivos contendo diversas das informações armazenadas nele. Normalmente, estes dados serão transferidos para outros sistemas ou então armazenados como cópia de segurança. A geração de arquivos dependente de autorização do gestor da frota. Entre em contato com seu gestor caso tenha alguma necessidade específica.

Baixando os arquivos

Os arquivos gerados podem ser baixados via HTTP, através de requisição à URL http://gax.3ia.com.br/?<usuário>:<senha>/<conjunto>/<arquivo>, onde:

usuário: nome de usuário autorizado no sistema a baixar arquivos senha: a mesma senha usada para acessar o sistema conjunto: nome do conjunto de exportação onde está o arquivo desejado arquivo: nome do arquivo que será baixado

Por exemplo, "http://gax.3ia.com.br/?teste:teste/cliente/Abastecimentos"

O arquivo pode ser baixado manualmente, através de um browser de internet, ou então usando o aplicativo "WGET", disponível para diversas plataformas em http://www.gnu.org/software/wget/. Uma pesquisa por WGET no google retornará inúmeras referências ao programa original e a seus clones.

O WGET pode ser agendado para execução ou disparado diretamente por linha de comando, como no exemplo abaixo:

wget http://gax.3ia.com.br/edi/?<usuário>:<senha>/<conjunto>/<arquivo> --content-disposition

Lembre-se de substituir usuário, senha, conjunto e arquivo por valores apropriados. O parâmetro "--content-disposition" faz com que o nome original do arquivo seja preservado.

Formato dos arquivos

A primeira linha do arquivo é um cabeçalho composto pelo nome dos campos separados por TAB. As linhas são delimitadas por CRLF. A partir da segunda linha, cada uma é um registro, com campos separados por TAB. Como a ordem e quantidade dos campos podem mudar, nunca acesse-os de forma posicional. Leia primeiramente o cabeçalho e identifique o índice do(s) campo(s) desejado(s). Feito isto, leia os registros que seguem, localizando o campo pelo índice obtido antes.

Dicionário de dados

Estes são os campos encontrados com mais frequencia. Note que alguns arquivos podem ter campos ligeiramente diferentes em função de autorizações diferentes dadas pelos gestores. Em caso de dúvida, contate-os diretamente.

UnidadesOrganizacoes

Contém dados sobre a estrutura administrativa do cliente. Uma unidade pode ser uma empresa, órgao, centro de custo, secretaria, departamento etc. Uma unidade pode ter subdivisões, que também podem ser subdivididas. O sistema não limita a quantidade de níveis.

cd_unidade: código da unidade; este código identifica de forma única esta unidade em todo o sistema e é de responsabilidade do usuário

nome: nome desta unidade

cd_unidade_pai: código da unidade a qual esta é subordinada ou vazio caso ela não seja subordinada a ninguém

cd_unidade_principal: código da unidade a qual esta está vinculada administrativamente ou vazio caso se trate de uma secretaria, empresa ou outras estruturas autônomas